Image Map

11 de fevereiro de 2015

Resenha: Risíveis Amores

Foto: Universo dos Leitores
Sinopse: Um homem diz que crê em Deus para conquistar uma garota e acaba descobrindo as virtudes da devoção a um deus que ele sabe inexistente. Namorados fingem que não se conhecem, e aos poucos percebem como são, de fato, dois estranhos. Um mentiroso hábil brinca com as pessoas, mas elas são tão crédulas que ele perde o controle da situação.
Nos sete contos de Risíveis amores, publicados pela primeira vez no Brasil em 2001, Milan Kundera retira do amor e do sexo a seriedade que costuma recobri-los. As situações se desenvolvem a partir de um mal-entendido, de um jogo com o outro. A mentira - ou a a arte de iludir e ser iludido - está sempre em foco. Mas o engano, que se inicia pela brincadeira, revela como o autoengano governa todos os aspectos da vida. 
Não são apenas histórias de amor que fazem rir. São, também, histórias sobre tentativas de repor alguma verdade à experiência amorosa.

Foto: Vi escrevi
Resenha: Ganhei no amigo secreto da firma, e resolvi dar uma chance ao título ao invés de trocá-lo logo de cara. São sete contos que, de maneira irônica, relatam amores duvidosos. Confesso que, apesar de não me apegar muito ao livro e aos personagens, as histórias são muito interessantes e bem articuladas. A escrita do autor é simples e entendemos facilmente seu raciocínio durante a leitura.

Foi um livro que demorei horrores para ler, mesmo sendo pequeno. Pois as histórias, por mais interessantes que sejam, não me prenderam nem um pouco. Talvez porque o estilo de escrita fuja do meu habitual de leitura, que é de ficção juvenil. Não me apego muito a personagens maduros e experientes, principalmente em histórias que narram amores fracos. Prefiro personagens jovens que ainda estão vivendo a experiencia do primeiro amor.

Para quem gosta de livros que causam reflexão e brincam com o caráter de seus personagens, Risíveis Amores pode ser até mesmo cômico, uma vez que o título do livro faz jus às histórias narradas.

Autor: Milan Kundera
Título original: Risibles Amours
Páginas: 264
ISBN: 9788535922080
Lançamento: 2012
Área temática: Contos e Crônicas


Média no Skoob: 4

Minha nota: 3

Compre por R$16,90 na Livraria da Folha.
*valor pesquisado em 11 de fevereiro de 2015

Gente, tô tão atrasada pra postar resenha de livro. Tenho pelo menos mais duas agendadas e até postar, já vou ter mais resenhas pra fazer. Enfim, espero que gostem! Ah, essa foi minha primeira leitura do Milan Kundera, então se vocês já leram outros títulos dele e curtiram, favor sugerir pra mim nos comentários, tá? Beijasss! <3

Um comentário:

  1. Nunca li esse livro, mas fiquei curiosa! Beijos

    http://www.universodasmulheres.com/

    ResponderExcluir

Este espaço nos aproxima! Deixe sua dúvida ou sugestão que eu respondo logo em seguida.