Image Map

23 de janeiro de 2015

Resenha: Cartas de Amor aos Mortos

Foto: acervo pessoal
Sinopse: Tudo começa com uma tarefa para a escola: escrever uma carta para alguém que já morreu. Logo o caderno de Laurel está repleto de mensagens para Kurt Cobain, Janis Joplin, Amy Winehouse, Heath Ledger, Judy Garland, Elizabeth Bishop… apesar de ela jamais entregá-las à professora. Nessas cartas, ela analisa a história de cada uma dessas personalidades e tenta desvendar os mistérios que envolvem suas mortes. Ao mesmo tempo, conta sobre sua própria vida, como as amizades no novo colégio e seu primeiro amor: um garoto misterioso chamado Sky.
Mas Laurel não pode escapar de seu passado. Só quando ela escrever a verdade sobre o que se passou com ela e com a irmã é que poderá aceitar o que aconteceu e perdoar May e a si mesma. E só quando enxergar a irmã como realmente era — encantadora e incrível, mas imperfeita como qualquer um — é que poderá seguir em frente e descobrir seu próprio caminho.

Foto: acervo pessoal (clique na imagem para ampliá-la)
Resenha: Costumo não dar crédito para histórias de ensino médio em que a única preocupação dos personagens é ser o mais popular do colégio, mas apesar de ter isso, essa história conta também com algo mais. Muito mais.

Logo nas primeiras páginas senti que sofreria, porque a história tem uma pitada de drama que pode nos fazer desmoronar. Tenho raiva dos pais de Laurel, por não conversarem com ela sobre a perda de sua irmã, pois é isso o que move a garota durante todo o livro. 

A maneira que Laurel encontrou de desabafar sobre a falta que sente da irmã, foi escrevendo cartas para celebridades. Algumas eram ídolos apenas da irmã, outras das amigas que Laurel conheceu na nova escola. Ela também escrevia cartas para as celebridades de que sua mãe e sua tia Amy gostavam, outras vezes escrevia para seus próprios ídolos. Além das cartas, a garota também faz pesquisas sobre a vida das celebridades falecidas para quem escreve. 

No decorrer da história, Laurel passa a viver as mesmas aventuras que sua irmã, quando estava no ensino médio. Ela também tenta se vestir como May, que segundo as descrições, era descolada e diferente das outras meninas do colégio. Laurel tenta entender como a irmã pensava e agia, e tenta ser tão incrível quanto ela. Ainda no começo do livro, também é possível perceber que Laurel se sente culpada por alguma coisa relacionada à irmã. Mas logo, a imagem de uma May perfeita, construída por Laurel, começa a desmoronar.

Nas entrelinhas, e nas viagens alucinantes que a menina vive, percebemos que a morte de sua irmã tem muito a ver com os próprios defeitos dela, e principalmente na presença do namorado, Sky, Laurel começa a desmoronar com uma mistura de culpa e saudade. A personagem chega ao auge de seu sofrimento, e percebe que a irmã estava num estado parecido pouco antes de morrer. Agora ela precisa se abrir com as pessoas ao seu redor para superar a perda de May, pois as cartas já não são suficientes.

Foto: acervo pessoal (clique na imagem para ampliá-la)
Confesso que Cartas de Amor aos Mortos me prendeu muito mais no começo. Conforme Laurel foi amadurecendo e tomando determinadas atitudes, eu me desprendia do livro por não concordar com algumas coisas.
O Sky, por outro lado, foi um dos motivos que me fizeram querer engolir o livro. Amei a personalidade dele e a relação que tem com a Laurel. Eles combinam perfeitamente juntos. 
A maneira como May é descrita no livro, nos faz perceber que a personagem principal amava a irmã com todas as forças. Ela a admirava e queria parecer com ela; sentia sua falta de uma maneira absurda. E no final do livro, notamos a incrível força de Laurel, por aguentar tantas situações intensas ao mesmo tempo e ser capaz de guardá-las para si mesma.

Autor: Ava Dellaira
Título original: Love Letters to the Dead
Páginas: 344
ISBN: 9788565765411
Lançamento: 2014
Área temática: Literatura juvenil


Média no Skoob: 4,2

Minha nota: 5

Compre por R$16,83 na Saraiva.
*valor pesquisado em 23 de janeiro de 2015



Esse foi só meu segundo livro em janeiro, então aguardem mais resenhas porque eu já li muitos outros depois deste. Espero que tenham gostado!

Quer ler esse livro? Já leu? Gostou ou não? Me conta nos comentários. Tô te esperando. Beijos e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Este espaço nos aproxima! Deixe sua dúvida ou sugestão que eu respondo logo em seguida.