Image Map

9 de março de 2015

10 dicas para (futuros) universitários

Foto: we heart it
As aulas já começaram, e muitos dos que já não ingressaram na universidade nesse primeiro semestre, estão se preparando para prestar vestibular no final do ano. Por isso resolvi dar umas dicas a longo prazo que podem ajudar quem já entrou e quem ainda vai entrar na faculdade.
Estou no 6º semestre (quase acabando! \o/) do curso de jornalismo pela Universidade Anhembi Morumbi, e acho que teria desfrutado melhor esses três anos se alguém tivesse me dado esses toques. Então aproveitem e me desculpem o post enorme. Espero ajudá-las!

1. Material
Minha melhor amiga entrou na faculdade esse ano (ai que orgulho! ) e me perguntou se deveria comprar um caderno de dez matérias. NÃO!!! Tem uma galera que leva tablet ou notebook, mas como a boa (futura) jornalista que sou, meu negócio é papel e caneta. Se você também prefere escrever, compre um caderno de 99 folhas, mais conhecido como caderno universitário (dã! hahaha). Diferente do ensino médio, os professores da faculdade costumam dar aulas apresentando slides, e a maioria deles disponibiliza esse material na internet depois (pergunte ao seu professor). Por isso, fica a seu critério anotar o que acha relevante e o que pode te ajudar a estudar na hora da prova.

2. Cadastre-se no CIEE
Eu já estagiei e posso garantir que, dependendo da empresa onde você trabalha, é uma realização conseguir estágio na sua área e poder colocar em prática tudo o que está aprendendo em sala de aula. O CIEE te manda vagas de estágio de acordo com a sua área e o seu perfil, e te encaminha para entrevistas com empresas que podem te ajudar a crescer e ingressar no mercado de trabalho. Além de ganhar dinheiro você vai trabalhar com algo que está sendo preparado para fazer. E não se esqueçam de ler o contrato antes de começar o estágio, viu? Estagiário também tem direitos e a empresa deve cumpri-los. Fique de olho!

3. Cumpra as horas complementares
Eu e toda a turma estamos nos matando para conseguir as horas complementares. Para não passar por isso, comece logo no primeiro semestre! As horas complementares são aquelas horinhas que você gastou indo ao cinema/teatro, lendo livros e fazendo trabalho não-remunerado. Claro que tudo isso tem que estar relacionado à sua área, não adianta registrar duas horas de um filme que você assistiu, mas não condiz com seu curso. Por que estamos correndo com isso? Sem horas complementares a gente não se forma. Fica esperto! 

4. Conheça todas as opções e decida sua área
A maioria dos cursos superiores tem uma enorme gama de opções para quem quer trabalhar em uma área específica. Eu estudo jornalismo, e a partir daí tem televisão, jornal e revista impressos, assessoria de imprensa e muito mais. Na faculdade já aprendi um pouquinho de cada coisa, até me interessei por fotografia, o que pode me ajudar com um futuro job em revistas e editoriais, que é o meu foco; mas o que quero dizer é que você pode entrar na faculdade querendo trabalhar com televisão, e no decorrer do curso descobrir que foi feita para rádio. Por isso, esteja aberto às opções.

5. Faça o que ama e isso jamais será um "trabalho"
Eu já contei aqui que ingressei no curso de jornalismo para trabalhar em revistas femininas. Quando decidi isso, alguns colegas e até membros da família tentaram me fazer mudar de ideia porque, segundo eles, a profissão não dá dinheiro. Pode até ser verdade, mas eu prefiro ter uma vida estável e ser uma pessoa realizada, do que ser podre de rica e não estar feliz com a minha profissão. Não tem nada pior do que acordar de manhã sabendo que vai passar o resto do dia fazendo algo que você detesta! E é uma delícia (no meu caso) produzir um jornal impresso, por exemplo, e ver seu nome no expediente como editor ou repórter, mesmo sendo só um trabalho de faculdade você já se sente um jornalista formado.
Foto: we heart it
6. Erre e questione 
No início éramos 24 alunos (minha classe é naturalmente pequena, pois ingressamos no segundo semestre de 2012 e, geralmente, as turmas mais cheias são do começo do ano), agora devemos ter 18 ou menos, isso sem falar na galera que veio transferida de outra universidade, ou que tinha trancado e caiu conosco quando voltou, ou que está só de DP (disciplina pendente, tipo recuperação). Estou citando todos esses casos porque você acabou de entrar na faculdade, é jovem e está na sua hora de cometer erros ou mudar de ideia. Se não concordou com alguma coisa, questione! E se continua não concordando, tente coisas novas. Você pode (e deve) trancar seu curso se não está satisfeito com ele e  percebeu que escolheu a área errada para você, ou se surgiu uma oportunidade de intercâmbio, por exemplo, você pode retomar quando voltar de viagem. Enfim, não se prenda a nada, faça o que for certo para você mesmo e não siga em frente com algo que está te incomodando.

7. Não se deixe levar
Acho que sou a única na minha classe que quer trabalhar com revistas femininas. Até me assustei no meu primeiro dia de aula quando percebi que os meninos, em sua maioria, querem trabalhar com esportes, e as meninas preferem televisão ou documentário. Política e economia são de interesse geral, mas aí eu me perguntei "sou a única interessada em moda e beleza?". Isso pode te fazer se sentir deslocada, e sei que acabei de dizer para vocês estarem abertas às opções, mas no fim de tudo, se você ainda tiver certeza absoluta do que quer, siga em frente e não se deixe levar pela pelas preferências dos outros. No futuro é você quem vai lidar com suas escolhas!

8. Não empurre com a barriga
Muita gente precisa conciliar trabalho com faculdade, afinal de contas nem todo mundo consegue bolsa. Por conta dessa correria, não é raro encontrar alguém que deixa para fazer os trabalhos de última hora, pede anotação dos colegas porque falta adoidado na aula e não lê nenhum dos livros indicados pelos professores. Tente, ao máximo, evitar isso! Primeiro que, se você decidiu ingressar na faculdade, deve ter tempo para se dedicar a ela. Não custa nada abrir mão da balada algumas vezes para repassar o que foi mostrado em sala de aula. Faça uma rotina de estudos e reserve umas horinhas do seu fim de semana para isso. Será algo útil lá na frente, principalmente se você fizer o Enade

9. Não confunda amizade com responsabilidade
No ensino médio a gente costuma fazer trabalhos com o nosso grupinho mesmo que a galera seja preguiçosa, e acreditem, na faculdade também tem aqueles que não fazem nada e pulam nas costas dos "amigos" para ter boas notas. Fuja disso! Eu, por exemplo, já fiz trabalhos com quase toda a classe, não apenas com meus amigos mais próximos. Isso te ajuda até mesmo no TCC (trabalho de conclusão de curso), porque quando chegar a hora você vai saber quem realmente faz tudo direito, e quem só está na sua cola pra ganhar nota em cima do seu trabalho duro. E se seu amigo virou a cara por você não querer fazer trabalho com ele, desencana! Ele não é tão amigo assim...

10. Divirta-se e aproveite
Todo começo e fim de semestre minha turma vai para o bar comemorar mais uma etapa. Eu participei pouquíssimas vezes dessa "confraternização" e me arrependo disso. Por isso estou aproveitando ao máximo agora. Desfrute de tudo o que a faculdade pode te oferecer, principalmente amigos novos. Faça algum esporte, quase toda faculdade tem time de tudo quanto é coisa (tenho um amigo do hand e uma amiga do basquete, que nem é tão alta assim). Não pratica esportes? Entre para a bateria ou para as líderes de torcida. Vá para o bar de vez em quando! Não bebe? Tome um suco com a galera, mas vá! A melhor parte disso tudo é que você pode conhecer gente de outros cursos e fazer novos amigos. Faculdade não é só trabalho duro, divirta-se também!

E é isso, povo! Mais uma vez peço desculpas pelo post enorme, mas acho que pode ajudar muita gente a sobreviver na faculdade, e entendam que é uma experiência totalmente diferente do ensino médio, pois espera-se que estejamos mais maduros e responsáveis para segurar a onda dessa nova etapa. 
Quem tiver mais dúvidas sobre meu curso ou a universidade no geral, manda aí nos comentários que eu vejo no que posso ajudar. E se você tem mais alguma dica a acrescentar, comenta também para trocarmos experiências! Beijos e boa sorte nesse semestre! ;)

Um comentário:

Este espaço nos aproxima! Deixe sua dúvida ou sugestão que eu respondo logo em seguida.